16 de agosto de 2012

Valente: um conto de fadas diferente



Em junho desse ano a Pixar lançou seu novo filme de animação, Valente (Brave). O filme levou seis anos pra ser concluído, e é o primeiro filme da Pixar protagonizado por uma mulher, e que conta também com uma diretora. A Pixar inovou ao trazer a temática de contos de fadas para sua animação, gênero esse famoso nos filmes da Disney, mas foi uma aposta que deu certo.
O filme é protagonizado por Merida, uma princesinha escocesa muito rebelde. Merida se recusa a seguir o destino comum a todas as princesas da sua idade: aprender a bordar, cantar, entreter as visitas e se casar com o pretendente escolhido por sua família. Ela gosta mesmo é de cavalgar pela floresta e atirar com seu arco e flecha, tendo desde pequena o interesse por atividades tidas como masculinas como o manuseio de armas e caça.
Merida tem um jeito de moleca, sempre com sua cabeleira ruiva esvoaçante. Não tem como não se apaixonar por ela. Essa princesinha corajosa confronta a tradição da família escocesa pelo direito de escrever sua própria história.
Me identifiquei muito com essa princesa, a começar pela cabeleira cacheada esvoaçante. Deu muito trabalho aos artistas da pixar criar essa cabeleira com tanto movimento, deixando-a o mais realista possível. Finalmente os cachos estão ganhando a vez nas telonas. O segundo ponto em que eu me identifiquei com o filme foi a relação de conflito que Merida tem com a sua mãe, a rainha Elinor. Na época em que eu vi o filme eu estava passando por uma fase difícil com a minha mãe e me identifiquei demais.


Nos dias de hoje estava faltando um conto de fadas com essa nova ótica. Hoje as meninas não querem mais casar e ter 20 filhos, elas querem escrever a sua história e se realizar fazendo o que gostam, e é esse o ponto de vista que Valente traz aos expectadores.
Já faz algum tempo que eu vi Valente e eu me encantei com Merida e com a sua família, e ainda mais com a mensagem que esse filme passa. É o tipo de filme que com certeza eu verei mais vezes.


0 comentários:

Postar um comentário