3 de novembro de 2011

Idealizar ou não idealizar, eis a questão

Quem nunca idealizou sobre a vida que queria ter que jogue a primeira pedra. É natural para o ser humano planejar, idealizar. Eu já idealizei muita coisa. Acho que a gente começar a ter uma idéia idealizada quando a gente não está contente com a realidade, pelo menos comigo era assim. Enfim, sempre queremos algo melhor para as nossas vidas. Minha idéia de vida perfeita era somente esta: Dirigir um conversível na Pacific Coast Highway (Highway 1 - California [segue imagem abaixo]) ouvindo uma musica bem alta, com o vento nos meus cabelos e sem preocupações. Bem... assim, anos depois pode parecer bem besta, mas sempre que eu precisava de uma motivação eu pensava nisso e sempre ficava mais feliz, mais esperançosa, sabe.
Tenho um grande amigo que sempre sonhou junto comigo, né Heider. Durante o ensino médio fazíamos uma listinha intitulada: Coisas para fazer antes de morrer. Meio trágico, eu sei. Seria melhor "lista de sonhos a serem realizados". Sei que muita gente nunca acreditou na gente, achou os nossos sonhos absurdos, coisa totalmente idealizada. Mas eu nunca liguei, sabe. Sempre achei que eu podia dirigir nessa auto estrada maravilhosa que me deixa de boca aberta, sempre achei que eu podia ser bem sucedida, terminar de escrever um livro. Talvez dirigir avião fosse um pouco complicado pra mim, uma mera míope, mas no fundo eu também acreditava.
Nunca achei que eu fazia errado em idealizar, em sonhar alto demais. Muita gente tem medo de ficar preso no mundo dos sonhos, de não saber mais qual é a sua realidade (quem já viu A Origem com Leonardo Dicaprio vai entender). Então, o melhor que eu tenho pra dizer é sonhe, idealize, não deixe ninguém cortar as suas asas. Me fez muito bem ter sonhado. Claro que quando a gente fica mais velho, amadurece, passa a vislumbrar novos horizontes, coisas mais possíveis talvez como casar e ter um emprego. A gente vê que muitas vezes não é aquilo que iria trazer uma felicidade duradora, uma felicidade plena, a realização. Então sonhe muito. Mas nunca se perca na ilusão de que amanhã eu serei mais feliz do que hoje. Isso não existe. E a humanidade passa a acreditar sempre que no futuro vai ser mais feliz, no futuro vai encontrar a felicidade. Isso não existe, o agora é o que importa. Poxa, você tá vivo, ta respirando, tem um Deus que lhe quer bem e que lhe proporciona dádivas imensuráveis. Tem coisa maior do que isso?  Nunca devíamos nos deixar enganar, nos perder buscando a felicidade que está ao seu lado, sempre esteve. A felicidade está no hoje; no agora.

0 comentários:

Postar um comentário