16 de agosto de 2012

Valente: um conto de fadas diferente



Em junho desse ano a Pixar lançou seu novo filme de animação, Valente (Brave). O filme levou seis anos pra ser concluído, e é o primeiro filme da Pixar protagonizado por uma mulher, e que conta também com uma diretora. A Pixar inovou ao trazer a temática de contos de fadas para sua animação, gênero esse famoso nos filmes da Disney, mas foi uma aposta que deu certo.
O filme é protagonizado por Merida, uma princesinha escocesa muito rebelde. Merida se recusa a seguir o destino comum a todas as princesas da sua idade: aprender a bordar, cantar, entreter as visitas e se casar com o pretendente escolhido por sua família. Ela gosta mesmo é de cavalgar pela floresta e atirar com seu arco e flecha, tendo desde pequena o interesse por atividades tidas como masculinas como o manuseio de armas e caça.
Merida tem um jeito de moleca, sempre com sua cabeleira ruiva esvoaçante. Não tem como não se apaixonar por ela. Essa princesinha corajosa confronta a tradição da família escocesa pelo direito de escrever sua própria história.
Me identifiquei muito com essa princesa, a começar pela cabeleira cacheada esvoaçante. Deu muito trabalho aos artistas da pixar criar essa cabeleira com tanto movimento, deixando-a o mais realista possível. Finalmente os cachos estão ganhando a vez nas telonas. O segundo ponto em que eu me identifiquei com o filme foi a relação de conflito que Merida tem com a sua mãe, a rainha Elinor. Na época em que eu vi o filme eu estava passando por uma fase difícil com a minha mãe e me identifiquei demais.


Nos dias de hoje estava faltando um conto de fadas com essa nova ótica. Hoje as meninas não querem mais casar e ter 20 filhos, elas querem escrever a sua história e se realizar fazendo o que gostam, e é esse o ponto de vista que Valente traz aos expectadores.
Já faz algum tempo que eu vi Valente e eu me encantei com Merida e com a sua família, e ainda mais com a mensagem que esse filme passa. É o tipo de filme que com certeza eu verei mais vezes.


12 de agosto de 2012

Experiência culinária: CUPCAKES

Eu nunca fui daquelas que se arrisca na cozinha e cria pratos maravilhosos. Muito pelo contrário, minha experiência na cozinha se resume a uma palavra: bagunça. Não sei cozinhar nada, só o básico: ovo mexido e miojo. Mais esse era meu antigo eu. Eu lhes apresento a nova Camila, vulgo Rainha dos Cupcakes.

Eu sempre ficava namorando todo tipo de foto de cupcakes que eu via na internet. Pesquisei a receita e muitos blogs, e todos eles diziam ser muito fácil. Ai olhando muitos videos, lendo receitas eu estava louca pra comprar as forminhas e colocar o meu plano em prática. Resultado, semana passada minha prima Laisinha veio passar um tempo aqui em casa, e lá estavamos nós, em pleno sábado no centro do Recife atrás das forminhas dos cupcakes. No dia seguinte seria o aniversário de 50 anos do meu tio, oportunidade perfeita para as estréias dos cupcakes.
Eu, super esperta, vulgo preguiçosa, ainda adaptei a receita e fiz com massa pronta de bolo Dona Benta. Fizemos dois tipos de cupcake: chocolate com recheio e cobertura de ganache, e baunilha com recheio de doce de leite e cobertura de buttercream. Meu buttercream por sinal ficou super molenga, nem deu pra confeitar com o bico de confeiteiro e a gente nem levou eles pra a festa.
Pra ter sido a primeira vez que tanto eu quanto Laís fizemos cupcakes nos fizemos um ótimo trabalho. Agora eu só preciso variar o meu cardápio, mas minha época de desastre culinário já era.
19 de julho de 2012

Esmalte da semana: Glitter

Resolvi registrar aqui no blog os esmaltes que eu uso semanalmente. Acho que eu já fiz um post desse tipo aqui, mas foi há muito muito tempo. Enfim, essa semana eu apostei no glitter. Tava querendo fazer alguma coisa estravagante, sem ser tão estravagante assim. Esse foi o resultado:



Passei primeiro uma base incolor, e depois pintei só as pontas das unhas de prateado, um pouco mais largo do que uma francesinha. Passei uma mão do Prata da Top beauty. Depois que secou, eu fiz uma misturinha usando glitter prateado e esmalte incolor. Eu não quis usar um esmalte com brilhos porque eu queria que o glitter ficasse bem concentrado, e eu não tenho nenhum esmalte assim.
Cobri as pontas prateadas com essa misturinha de glitter e pintei um pouco mais acima, pra ficar um estilo degradê. Gostei muito do resultado, ficou do jeito que eu queria.
E sobre o novo design do blog, já faz um tempinho que eu mudei, mas ainda não tinha aparecido por aqui pra  "inaugura-lo"  com um post novo. E a pedidos de um certo leitor que ameaçou parar de visitar o blog em virtude da ausência de posts, aqui estou eu.
12 de junho de 2012

In love with my best friend

É muito bom ter um melhor amigo. Muuuuito bom. Tava falando um dia desses com alguém sobre as qualidades do meu melhor amigo. Primeiro de tudo, ele faz com que eu me sinta importante, especial. E sempre foi assim. Ele entende as minhas neuras, e se não entende ele me ouve; e parece que ele entendeu. Ele me faz fazer a coisa certa do tipo estudar pro vestibular, quando eu queria jogar tudo pro alto. Ele é totalmente riscável e mordível. E completamente influenciador, mas de um jeito bom, não de um jeito ruim. Deixa só ele falar "por mim" pra ver que você não tem escolha. Eu posso dizer com toda certeza que ele é a melhor pessoa que eu conheço, em todos os sentidos.

E como o mundo dá voltas; não tem nada melhor do que se apaixonar por ele. Nada mesmo. Só ser correspondida, claro. Quando nossos momentos passaram a ter um novo significado eu descobri que a vida podia ser melhor do que eu imaginava. Muito melhor.
É mágico descobrir um amor em alguém tão especial. Alguém que conhece a gente tão bem. Com você eu me sinto completa; e não preciso mais de nada. Porque nada pode me deixar mais feliz do que você, babu.
Te amo muito, meu melhor amigo; meu amor.

Boy I've never loved one like you.
12 de maio de 2012

Um dia especial

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos mortais corações conformidade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luís Vaz de Camões, in "Sonetos"
4 de maio de 2012

Pisca e escreve

– A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem pára de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais 
  [...] A vida das gentes neste mundo, senhor Sabugo, é isso. Um rosário de piscados. Cada pisco é um dia. Pisca e mama, pisca e brinca, pisca e estuda, pisca e ama, pisca e cria filhos, pisca e geme os reumatismos, e por fim pisca pela última vez e morre.
– E depois que morre? - perguntou o Visconde.
– Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?

[Monteiro Lobato, Memórias da Emília (1936)]